Seja bem vindo(a)

"Espero que este simples blog possa te ajudar nessa luta de todos os dias em busca da saúde e bem estar."
Bjos

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Flacidez

Livrar-se das gordurinhas não é tudo.
Um corpo de parar o trânsito precisa ser firme, durinho, bem delineado. O mapa da mina está aqui, prontinho para você: BOA FORMA responde suas dúvidas e mostra os alimentos, exercícios, tratamentos e cosméticos para acabar com a moleza
por Deise Garcia fotos Priscila Prade

P.Flacidez de pele é a mesma coisa que flacidez muscular?
R. Não. “A flacidez muscular acontece quando o músculo, pela falta de exercício e pelo envelhecimento do organismo, perde a tonicidade”, diz o cirurgião plástico Luiz Victor Carneiro Jr, da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro (RJ). Já a pele flácida é resultado do seu descolamento do músculo, formando pregas. Isso ocorre quando há um emagrecimento muito grande ou pela exposição excessiva ao sol, que rompe as fibras de colágeno, deixando a pele sem sustentação. “É comum ocorrer os dois tipos de flacidez, já que, quando o músculo está mal trabalhado, a pele tende a ficar menos firme sobre ele”, diz a dermatologista Adriana Vilarinho, de São Paulo (SP).

Parei de comer carne vermelha. Será que a falta dessa proteína pode provocar flacidez?Depende. A proteína é indispensável para a formação dos músculos e do colágeno, fibra que firma a pele. Se você substituiu a carne vermelha por outras fontes de proteína (como peixe, frango, soja), tudo bem. Senão, a falta dela pode favorecer a flacidez.

Na academia, várias amigas estão tomando proteína para ganhar músculos rapidamente. Faz mal?
Não, porém, a ingestão de proteínas só deve ser feita por quem malha pesado e, ainda assim, sob orientação profissional, caso contrário, o acúmulo de proteínas vira gordura”, explica a nutricionista Bia Rique, da Clínica Ivo Pitanguy. “Uma alimentação balanceada é suficiente para fornecer a quantidade necessária para o organismo”, conclui a nutricionista Cristiane Ruiz Durante, de São Paulo.

Tenho o mesmo tipo físico que minha irmã. Por que o corpo dela é mais firme do que o meu?Culpa da genética. Algumas pessoas têm músculos mais firmes do que outras e isso está diretamente relacionado com a quantidade de fibras vermelhas e brancas que os formam. A conta é simples: quanto mais fibras brancas, mais firme será o corpo. “A quantidade delas é determinada por herança genética. Se sua mãe tiver tendência à flacidez, comece a se cuidar cedo, porque o risco de você ficar flácida é grande”, explica o médico do esporte Paulo Roberto Pirozzi, da Academia Triatlon, em São Paulo.

Emagreci e fiquei muito flácida. Qual a melhor opção: a plástica ou a lipoaspiração?
A lipoaspiração superficial, feita com cânulas menores e mais finas, pode solucionar a flacidez se ela for suave, já que ao remover a gordura resi-dual, realinha as fibras de colágeno e elastina, firmando os tecidos. A técnica dá resultados melhores nas costas, bumbum e culote. Mas, se a flacidez aparecer na barriga, com grande sobra de pele, o mais indicado é optar por uma plástica tradicional, a abdominoplastia. Já nos seios é preciso retirar a pele e a gordura que estão sobrando e remodelar a mama.

O mapa da flacidez
A flacidez não ataca todas as mulheres da mesma maneira: o estilo de vida é um fator determinante na manutenção do tônus muscular e da pele. Porém, com o envelhecimento, algumas partes do corpo podem “cair” antes do tempo.
20 anos — Atenção ao bumbum e às pernas. Para nossa infelicidade, essas são as primeiras regiões do corpo a sofrer com a flacidez.
30 anos — Foco total na barriga, já que boa parte das mulheres já tem um ou mais filhos. A gravidez distende o abdômen. Quem não cuidar dessa parte do corpo após o parto pode ficar com a barriga flácida.
40 anos — Dê uma forcinha aos braços. Com a diminuição da queima calórica nessa fase, não há como disfarçar o acúmulo de gordura e a perda de tônus

Guia completo para dar um basta na flacidez
O estilo de vida ideal, os cosméticos de última geração, os moderníssimos tratamentos estéticos para deixar tudo durinho, durinho mudança de hábito
proteja-se do sol: O excesso de raios ultravioleta A e B estimula os radicais livres e prejudica a renovação das fibras responsáveis pela sustentação da pele.
beba bastante água: A pele desidratada perde o brilho e a elasticidade. Assim, tome 2 litros por dia.
durma bem e relaxe: É durante o sono que o organismo produz o GH, nosso hormônio do crescimento responsável pela renovação celular.
escolha a proteína: “Ela é a base para a construção dos músculos e do colágeno, fibra que sustenta a pele”, diz a dermatologista Malba Bertino, do Recife (PE). Os alimentos campeões são: carne vermelha magra, salmão, atum, leite desnatado, ovo, frango, queijo de soja e frutas oleaginosas como noz pecã, avelã e amêndoa.
tenha uma boa postura: Ela é fundamental para acabar com os pontos flácidos. Ao manter as costas retas e os ombros abertos e para trás, por exemplo, você evita dobrinhas próximas das axilas.
faça exercícios: Malhar é a melhor saída para definir e ganhar músculos.
Veja quais são as melhores atividades antiflacidez.
• Musculação com carga
• Ginástica localizada
• Body pump
• Ioga e pilates

3 comentários:

Vivi disse...

Oi Cátia, vim fazer uma visitinha.
Empolgada para mais um PD?
Somos o TRIO PARADA DURA. hehehehe
Beijos!!!

Aisha/Jacque disse...

Oi Cátia! Vim dar uma xeretada, e o seu blog é muito legal.
Beijos,

Vanessa disse...

Oi Lindinha e ai como vai a RA??? meu find foi de jacadas, resultado só -1,2 kg em 1 semana...aff. Mas pra eu chegar nos 70 no fim de ano tenho que eliminar 1,7 por semana, ou seja ja to devendo 500gr pra semana q vem. huahuahuah...Bjs