Seja bem vindo(a)

"Espero que este simples blog possa te ajudar nessa luta de todos os dias em busca da saúde e bem estar."
Bjos

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Artigo que fale direto pra mim

Fuja do Efeito Sanfona
Muito esforço para perder peso e logo se recupera tudo de novo, isso não tem que ser assim!
Por Vinicius Dobgenski

Nosso corpo só pode regular uma ingestão equivalente a 15 kcal a mais por dia. Isso quer dizer que se comermos uma batatinha frita a mais por dia não aumentaremos nosso peso de gordura. Isso infelizmente é verdade, então o controle alimentar é primordial para a redução do peso. De nada adianta nos matarmos de fazer exercícios para gastar 3.000kcal e ingerirmos 4.000kcal. A cada 9.000 kcal em média equivalem a um quilo de gordura, ou seja, no exemplo anterior a cada nove dias ganharíamos um quilo de gordura, mas o contrário também vale caso o gasto acumulado chegue a 9.000kcal perdemos um quilo de gordura.Então não vou comer nada e gastar 3.000 por dia e perderei um quilo de gordura a cada 3 dias?
Não, infelizmente o ciclo de queima de gordura só acontece em presença de carboidrato, ou seja, o único jeito de perder peso em gordura é comendo. De outra maneira com certeza será perdido peso mas as custas de massa magra (muscular) e como é esse tecido magro que gasta calorias, sua redução implica em redução de metabolismo e subseqüente aumento de peso.
É por isso que quem faz dieta muito rigorosa e não faz exercícios, perde muito peso rapidamente e engorda muito mais rápido ainda. O recomendado é uma dieta equilibrada com restrição de no máximo 500kcal por dia ( se você gasta 2.500kcal deve comer 2.000kcal) e estimular a musculatura para que o corpo retire o peso da gordura e não do músculo, infelizmente o corpo sempre tende a preservar suas reservas de gordura.
Pelo menos 6 refeições por dia em pequenas quantidades, para que seu corpo compreenda que com alimentação constante pode permitir a redução de seus estoques de gordura. Dessa forma a redução de peso se dará através da gordura e de forma duradoura

Nenhum comentário: